Consultoria

Consultoria

Nós auxiliamos empresas e associações a avaliar aspectos ambientais e impactos potenciais associados ao ciclo de vida dos seus produtos. Para isso, realizamos estudos e implantamos diversos métodos que orientam mudanças em processos produtivos, na direção de um uso mais racional de recursos e de padrões de consumo mais justos e mais sustentáveis.

Independente do método utilizado, a ACV Brasil segue normas e padrões internacionais e possui parcerias estratégicas com empresas desenvolvedoras de softwares líderes de mercado.

Para mais informações, envie um e-mail para consultoria@acvbrasil.com.br.

A ACV Brasil presta serviços de consultoria e Revisão Crítica nas seguintes áreas:

Analise de fluxo de materiais de energia (AFM);
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV);
Avaliação Social do Ciclo de Vida (ASCV);
• Estudos de Pegada de Carbono
• Estudos de Pegada Hídrica
• Inventário de Emissões GEE
• Inventário do Ciclo de Vida (ICV)

Treinamentos

Treinamentos

Nós realizamos palestras e treinamentos sob demanda sobre os softwares SimaPro®, e!Sankey e Umberto® NXT e sobre Avaliação do Ciclo de Vida. Oferecemos módulos básicos de 8h e módulos conjugados, incluindo nível avançado, em que o participante aprende a usufruir de todas as funcionalidades das ferramentas.

Envie um e-mail para treinamentos@acvbrasil.com.br e informe-nos que deseja receber a divulgação de novos eventos ou consulte-nos para solicitar módulos especiais.

Treinamentos

Rotulagem

A rotulagem ambiental consiste na atribuição de um selo ou rótulo a um produto ou serviço para comunicar informação acerca do seu desempenho ambiental. A série de normas ISO 14020 estabelece três categorias de rotulagem: tipos I, II e III. A ACV Brasil oferece o suporte desejado para a acreditação em todos os selos.

Selo Tipo I Selo tipo I

Conhecido como o "selo verde" dos produtos. Pode ser utilizado para comparar produtos funcionalmente similares, considerando-se os respectivos ciclos de vida. São rótulos multicriteriosos e certificados por entidades como a ABNT e o respectivo Programa Rótulo Ecológico, que estabelece os critérios e os verifica conforme procedimentos definidos.

Selo Tipo I Selo tipo II

São as declarações de cunho ambiental realizadas pelos fabricantes e produtores no rótulo das embalagens de seus produtos. Por exemplo: “reciclável” e “consumo de energia reduzido”. O objetivo do selo é evitar o uso de expressões indefinidas como “produto verde”.

Selo Tipo I Selo tipo III

Demanda estudo de ciclo de vida para que os produtos possuam em suas embalagens o detalhamento dos impactos ambientais referentes a cada um dos seus elementos constituintes. Traçando um paralelo com produtos alimentícios, assemelham-se com tabelas nutricionais, que detalham teores de gordura, açúcar ou vitaminas. Estes são acreditados conforme diferentes sistemas, como o EPD System, parceiros da ACV Brasil.

Para mais informações, envie um email para consultoria@acvbrasil.com.br.