whatsapp



SimaPro

SimaPro

O SimaPro®, desenvolvido pela empresa PRé Sustainability, tem usuários em mais de 80 países e é o software mais utilizado para Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). É uma ótima ferramenta para coletar dados e analisar o desempenho ambiental de produtos e serviços. Você pode modelar e analisar ciclos de vida complexos de uma forma sistemática e transparente, seguindo as recomendações da série ISO 14040.

Lançado em 1990, é uma ferramenta confiável e flexível usada pelas grandes indústrias, consultorias e universidades. Faça o download da versão demo.

Versões e funcionalidades

Atualmente na versão 9, o SimaPro® conta com mais de 20 métodos de Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida e mais de 9 bibliotecas de inventários, que trazem informações acerca de dezenas de milhares de processos e produtos. O SimaPro® está disponível para uso educacional (academia) e profissional (empresas em geral ou uso não educacional). Confira abaixo algumas funcionalidades disponíveis nas diferentes versões comercializadas.

Licenças profissionais

Licenças educacionais

Preços

Para receber uma cotação ou obter informações adicionais, como sobre a manutenção das licenças definitivas, envie um e-mail para suporte@acvbrasil.com.br.

Principais Dúvidas

  • Quais são os requisitos técnicos para a instalação do SimaPro®?

    Você pode encontrar todos os detalhes sobre os requisitos técnicos para a instalação do SimaPro® na página da PRé.

  • Cada licença permite a instalação em quantos computadores?

    A família de licenças SimaPro® é dividida em versões multiusuário e para único usuário. Apenas as licenças multiusuário, além da versão Faculty, podem ser instaladas em mais de um computador. Note que estas licenças podem demandar equipamentos específicos, como servidor. A Faculty, de uso exclusivamente educacional, é para único usuário, mas pode ser instalada em vários computadores.

  • O meu computador foi trocado, posso reinstalar o SimaPro®?

    Sim, é possível reinstalar o SimaPro®. Após a correta desinstalação, repita o processo de instalação realizado quando você adquiriu o SimaPro®. Ainda assim, há um sistema de proteção contra inúmeras instalações. Caso o número máximo de ativações da licença seja alcançado, será necessário justificar por escrito o motivo desta nova instalação.

  • O que terei direito ao adquirir o SimaPro®?

    Ao adquirir o SimaPro® você terá direito à(ao):
    • Licença de uso da versão mais atual do software SimaPro®, que inclui bibliotecas de inventários do ciclo de vida e métodos de avaliação de impacto, além das respectivas funcionalidades;
    • Licença ecoinvent, que representa uma licença de utilização da versão mais recente da base de dados ecoinvent, bem como acesso a informações e dados adicionais do website ecoinvent;
    • Contrato de serviço que lhe dá acesso ao suporte conjunto da ACV Brasil e da PRé Consultants e às atualizações do software e base de dados;

  • Por que eu deveria ter um Contrato de Serviço?

    Um Contrato de Serviço ativo permite o acesso às atualizações, incluindo novas versões, tanto do software SimaPro® quanto das bases de dados. Além disso, possibilita o contato direto tanto com a ACV Brasil quanto com a PRé Consultants para esclarecimentos de dúvidas pontuais e/ou erros.

  • Eu posso testar o SimaPro® antes de adquiri-lo?

    Sim, é possível testar o software SimaPro® através da versão dedemonstração. Por meio dos Assistentes (Wizards), é possível compreender a dinâmica do software.

  • O SimaPro® pode ser instalado em sistemas Macintosh e Linux?

    Desde que sejam utilizados emuladores e haja memória e demais configurações associadas, é possível simular o ambiente Windows tanto nas plataformas Macintosh quanto nas plataformas Linux, o que permitirá esta instalação. Todavia, não garantimos o funcionamento adequado do SimaPro® nem provemos suporte técnico relacionado com plataformas não-Windows.

  • A aquisição da licença dá direito a Treinamentos?

    Em princípio, os Treinamentos são negociados à parte, mas você pode solicitar Propostas de Treinamentos, conjugadas com a aquisição de licenças, por meio de treinamentos@acvbrasil.com.br.

  • O que acontece quando a versão temporária expira?

    Após o prazo de expiração, esta licença torna-se uma versão de demonstração. Os dados não são perdidos, mas as funcionalidades são severamente limitadas. Quanto mais cedo for efetuado o upgrade à licença definitiva, maiores serão as vantagens comerciais oferecidas nesta nova compra.

 

Como comprar

Adquirindo o SimaPro®
  • Qual é o preço do SimaPro®? Como faço para conseguir uma cotação e saber qual melhor se adequa às minhas necessidades?

    Para mais informações, entre em contato com a ACV Brasil suporte@acvbrasil.com.br;

  • Eu posso atualizar o SimaPro® para uma versão mais recente?

    Sim, desde que possua um contrato de serviço válido (não expirado).

  • Eu posso efetuar o upgade da licença?

    Sim, é possível realizar upgrades de licenças temporárias para definitivas, de licenças único usuário para multiusuário. Para isso, na maior parte das situações, é necessário realizar o pagamento da diferença de preços entre a licença atual e a licença desejada. Consulte-nos a respeito do Contrato de Serviço. A diferença de preços a ser paga estará baseada na tabela de preços vigente na data da mudança;

  • Ao adquirir o SimaPro® receberei alguma mídia física contendo o software?

    Não, após a confirmação do pagamento, será enviado um e-mail para o endereço de cadastro contendo as informações sobre o download da versão mais recente do SimaPro® e os Detalhes de Registro da licença;

  • Quero atualizar o SimaPro® para uma nova versão. Os meus dados serão perdidos?

    Não, independente da atualização que seja realizada, você continuará podendo trabalhar com os dados. Recomenda-se, no entanto, que sejam feitos backups periódicos.

 

Contrato de Serviço

  • Os contratos de serviços são renovados automaticamente?

    Em princípio, não, após o término do prazo estabelecido na compra da licença do SimaPro®, o Contrato de Serviço expirará. Para continuar tendo acesso às novas atualizações do SimaPro®, será necessário renovar o Contrato de Serviço. Entre em contato com a ACV Brasil suporte@acvbrasil.com.br para obter informações adicionais.

  • Quando eu adquiro uma licença do SimaPro®, ela não inclui um Contrato de Serviço?

    Sim, licenças definitivas incluem um ano gratuito de Contrato de Serviço. Licenças temporárias incluem Contrato de Serviço com duração igual ao período da licença.

  • Eu posso adquirir um Contrato de Serviço para vários anos, em adiantado?

    Sim. Você pode adquirir um Contrato de Serviço para até 3 anos. Oferecemos descontos de 5% para um contrato de dois anos e 10% para um contrato de 3 anos.

  • O que acontece quando paro de renovar o Contrato de Serviço?

    Você deixa de receber atualizações e de ter acesso ao suporte. Pode renovar o Contrato de Serviço mais tarde, mas tenha em mente que a renovação leva em conta a data de expiração.

 

Começando

1. Instalação e requisitos técnicos
  • Como faço para instalar o SimaPro®?

    Por favor, siga o passo-a-passo do Manual de Instalação.

  • O SimaPro® utiliza dongles ou outro instrumento de controle físico ao acesso?

    Não, o SimaPro® não utiliza nenhum equipamento como controle de acesso, o que extingue chances de perda ou roubo. O SimaPro® utiliza um sistema de ativação que possibilita praticidade esegurança.

  • É possível mover uma base de dados de lugar? Como?

    Sim, é possível realizar a mudança de local de uma base de dados, tanto na versão Single User quanto na versão MultiUser.
    Na versão Single User, existem duas formasde mudar o local em que está armazenada a base de dados:
    - Realize um backup da base de dados que se pretende mudar de local: Você pode fazer isso pelo próprio SimaPro® via Arquivo > Gerenciamento da Base de Dados > Reserva. Finalizada a operação, basta alterar o local do arquivo de backup e realizar a restauração da base de dados: File >Database Management >Restore(caso a linguagem esteja em Português: Arquivo > Gerenciamento da Base de Dados > Restaurar).
    - A forma mais fácil seria realizar a mudança “manualmente” via Windows Explorer. Por padrão, a base de dados do SimaPro® está instalada em C:\Documents andSettings\AllUsers\Documents\Simapro®\Database. (Note que pode haver alterações neste caminho dependendo do sistema operacional) A pasta DATABASE é a pasta que deve ser alterada de local. Recomendamos antes da mudança de local, realizar a compactação da pasta (via .rar ou .zip). Tanto para o processo de mudança de local da pasta quanto para o processo de compactação, o SimaPro® deve estar fechado.
    Na versão Multiuser, também é possível realizar a mudança de local da base de dados, entretanto, o novo local deve ser especificado na forma de abreviação (alias) no SimaPro Database Server. Para mais informações, consulte o Manual de Instalação.

  • Posso instalar o SimaPro® em uma outra máquina?

    Para realizar a instalação do SimaPro® em outra máquina, no caso das versões SimaPro® Business, é necessário primeiramente realizar a desinstalação do SimaPro® na primeira máquina. Feito isso, basta repetir o processo de instalação realizado quando você adquiriu o SimaPro®.

  • É possível que vários usuários utilizem o SimaPro® ao mesmo tempo, de localizações diferentes?

    Sim, a versão Multiuser possibilita que vários usuários utilizem o SimaPro® ao mesmo tempo. Entretanto, é importante salientar que, devido a grande quantidade de dados que podem trafegar entre o cliente e o servidor, pode ocorrer delaysdurante o uso do software.
    Também é possível utilizar ferramentas cliente-servidor (como o Citrix) ou acesso remoto (como a Área de Trabalho Remota do Windows). Verifique com o departamento de TI da sua instituição ou empresa qual é a melhor possibilidade a ser implementada.

  • Onde eu posso encontrar o arquivo de instalação da versão mais recente do SimaPro®?

    Você pode encontrar os arquivos na página de arquivos de instalação do SimaPro® no website da PRé Consultants. Tenha certeza que o arquivo de instalação é o correto, verificando a data de lançamento da versão (a data de lançamento deve condizer com sua licença e Contrato de Serviço).

  • O SimaPro® é compatível com o Windows 10?

    É totalmente compatível com o Windows 10. Em caso de algum problema de instalação ou utilização, por favor, entre em contato com a ACV Brasil suporte@acvbrasil.com.br.

 
2. Registrando o SimaPro®
  • Quando será necessário registrar o SimaPro®?

    Será necessário registrar o SimaPro®na primeira instalação. Além disso, sempre que houver reinstalação, renovação do Contrato de Serviço e atualização de versão será necessário registrá-lo.

  • Eu renovei o Contrato de Serviço, o código de registro permanecerá o mesmo?

    Não, após a renovação do Contrato de Serviço, será enviado um novo Código de Registro, sendo necessário inseri-lo no SimaPro®: Ajuda > Registrar. O Nome de Registro permanecerá o mesmo do Contrato de Serviço anterior.
    Para a versão Classroom, será necessário inserir o novo código em todas as máquinas clientes.